Remédios naturais para o tratamento da calvície

Remédios naturais para o tratamento da calvície

Existem diferentes tipos de perda de cabelo e cada um deles pode ocorrer por diferentes razões. Por exemplo, às vezes a perda de cabelo ocorre simplesmente devido à mudança de estação e outras ao longo dos anos. No entanto, outras vezes a queda é muito acentuada e está relacionada à calvície.

Abaixo, falaremos mais sobre a calvície, seu tratamento e o que você pode fazer em casa sobre isso. Podemos começar? Tome nota de tudo o que vamos revelar para você!

A perda de cabelo e a calvície são iguais?

Como comentamos anteriormente, é normal perder uma certa quantidade de cabelo diariamente (entre 50 e 150 cabelos por dia) e que, com a mudança das estações do ano (especialmente no outono), isso se torna um pouco mais temporário. No entanto, quando mantida ao longo do tempo, pode ser um sinal de calvície ou alopecia.

A Dra. Wendy S. Levinbook, especialista na área de dermatologia, explica o seguinte:

A perda de cabelo, também chamada alopecia, pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Se ocorrer no couro cabeludo, é chamado de calvície . A perda de cabelo costuma ser uma grande preocupação por razões cosméticas, mas também pode ser um sinal de um distúrbio orgânico (sistêmico). ”

Portanto, entendemos que a calvície equivale a uma perda drástica de cabelo. Diz-se frequentemente que está intimamente relacionado à história da família e ao estresse. No entanto, observou-se que existem outros fatores que influenciam sua aparência.

De fato, especialistas em saúde indicam que as causas da calvície são muito diversas. Algumas delas são:

  • Estresse.
  • Herança.
  • Problemas de saúde.
  • Déficits nutricionais.
  • Alterações hormonais.
  • Certos tratamentos capilares.
  • Consumo regular de certos medicamentos.
  • Tratamentos muito invasivos, como quimioterapia.

Na maioria das vezes, a calvície se manifesta como manchas e carecas nos homens e a diminuição da quantidade de pelos nas mulheres, ou afinamento dos cabelos. Geralmente começa aos 30 ou 40 anos de idade.

Como evitar a perda de cabelo?

Nem todas as causas da perda de cabelo são evitáveis. No entanto, bons hábitos podem ajudá-lo a evitá-lo em vários casos. Para isso, recomendamos o seguinte:

  • Mantenha uma dieta equilibrada.
  • Evite usar penteados apertados, como tranças, pães ou rabos de cavalo.
  • Evite torcer, puxar ou esfregar o cabelo vigorosamente.
  • Não desembaraçar o cabelo puxando com força a escova ou o pente. Trate o cabelo suavemente ao lavar e pentear, não faça movimentos bruscos e massageie-se aplicando produtos.
  • Evite tratamentos agressivos para o cabelo, como ferros de ondulação, tratamentos com óleo quente e perms.
  • Evite o uso regular de ferros, secadores de cabelo e similares.
  • Tente aplicar técnicas para gerenciar o estresse e a tensão emocional.

Tratamento para calvície

Quando a perda de cabelo é firme, realmente  não existem muitos tratamentos completamente eficazes, mas o remédio natural shikakai funciona muito bem para combater a calvície. Embora sejam anunciados xampus, vitaminas, cremes e condicionadores, sua eficácia não foi comprovada cientificamente. Portanto, não existe uma única medida ou tratamento 100% eficaz.

Você deve saber que existem opções cosméticas e cirúrgicas para queda de cabelo. Entre eles estão:

  • Cirurgia capilar.
  • Tratamento a laser.
  • Enxertos de fibra capilar que cobrem as áreas carecas.
  • Uso de perucas, apliques ou extensões de cabelo sintético ou humano.

Transplante de cabelo

O transplante capilar consiste em transferir  o couro cabeludo da parte de trás da cabeça para a frente ou para outras áreas mais despovoadas. Com o transplante, você pode aproveitar ao máximo o cabelo restante.

O cirurgião remove pequenos pedaços de pele da parte traseira ou dos lados do couro cabeludo, cada um com alguns pelos com seus folículos capilares. O cirurgião então implanta essa pele nas partes carecas do couro cabeludo.

Como os enxertos têm folículos capilares ativos, os cabelos transplantados crescem em áreas anteriormente carecas.

Remédios caseiros contra a calvície

Existem muitos truques caseiros para parar a perda de cabelo. Embora não exista evidência científica suficiente para apoiá-los, de acordo com a sabedoria popular, eles podem ser úteis em alguns casos. Por exemplo, durante o outono.

Caso seu problema seja muito pronunciado, é recomendável que você consulte o seu médico qual é a melhor coisa a fazer antes de tentar qualquer remédio.

Óleos naturais

Muitas pessoas recorrem ao uso de óleos naturais para dar aos cabelos nutrição e hidratação extras, enquanto combatem a perda de cabelo. O mais popular de todos é o óleo de mamona, embora o óleo de alecrim também seja usado com frequência.

Alho, limão e cebola

A mistura de alho, limão e cebola busca aproveitar os antioxidantes desses ingredientes para fornecer nutrição extra aos cabelos. No entanto, você deve ter cuidado ao usá-lo, pois pode ser irritante para a pele mais sensível. Por outro lado, você pode considerar adicionar um pouco de mel à mistura para amaciar um pouco.

Ingredientes

  • 1 cebola.
  • 1 dente de alho.
  • O suco de 1 limão.
  • Opcional: mel.

Processo

  1. Prepare o suco de limão.
  2. Corte a cebola em cubos.
  3. Descasque e corte o alho em fatias.
  4. Misture tudo no liquidificador.
  5. Aplique a mistura no couro cabeludo.
  6. Deixe agir por alguns minutos.
  7. Enxágüe com água e shampoo.

babosa

Alguns estudos associam as propriedades do aloe vera à diminuição dos sintomas alérgicos. Em geral, ajuda a atualizar.

Aloe vera é uma planta que muitas vezes recebe várias propriedades. Nesse caso, destacamos suas propriedades hidratantes e cicatrizantes, que podem ser úteis ao cuidar do couro cabeludo.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera (30 g).
  • Água (a quantidade necessária).

Processo

  1. Em uma tigela, misture bem os dois ingredientes.
  2. Aplique nos cabelos e deixe agir por cerca de 10 minutos.
  3. Enxágüe.

Chá verde

Acredita-se que a aplicação regular de chá verde ao cabelo evite a perda de cabelo e a calvície. Isso ocorre porque o chá verde é uma bebida rica em antioxidantes.

Para tirar proveito disso, você só precisa preparar uma ou duas xícaras de chá verde, esperar que elas aqueçam e aplicá-las à cabeça inteira, com cabelos secos, antes de lavá-las normalmente.

Também é possível fazer máscaras com chá verde e outros tratamentos caseiros semelhantes, com outros ingredientes ricos em antioxidantes, como frutas.

Leite de coco e cenoura

A mistura de leite de coco e cenoura se tornaria um alimento capilar que promoveria o crescimento de novos cabelos. Para tirar proveito disso como um complemento ao tratamento da calvície, siga as instruções abaixo.

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 1 copo de leite de coco (250 ml).

Processo

  1. Descasque as cenouras e corte-as em fatias.
  2. Processe tudo no liquidificador.
  3. Aplique nos cabelos, deixe agir por meia hora e enxágue.

O que mais você pode fazer?

Se você decidir aplicar qualquer um desses remédios como um complemento ao tratamento da calvície, lembre-se de que não há evidências de que eles cumpram o que prometem da noite para o dia. Você deve ter paciência e, ao aplicá-los, manter bons hábitos de vida.

Se suas preocupações persistirem, converse com seu médico sobre as possíveis causas do seu problema e quais podem ser as opções de tratamento mais apropriadas. O profissional sempre indicará a melhor opção para você.

Vandinho

Comments are closed.